DERMATITE ATÓPIA E ALERGIA INFANTIL

Este blog está aberto para troca de experiências, informações, notícias, e tudo mais que possa ajudar a todas as crianças com qualquer tipo de alergia.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Imunoterapia Ativada (ITA)- promessa de cura

Hoje vou falar pra vcs sobre a Imunoterapia Ativada (ITA). Minha filha (Adrielle) tomou até agora, duas doses dessa vacina. Juntamente com a tirada do cardápio do que provocava a alergia dela (farinha de trigo e margarina), o que tenho a dizer é que desde a primeira semana após a aplicação da primeira dose da vacina, notamos uma melhora na pele dela. Sua boca sempre estava ressecada nos cantos e às vezes formavam feridinhas. Esse foi o primeiro local da melhora. Até agora, ela continua com a boca linda!!! A pele mais clara e com aparência muito mais saudável! Essa vacina (até onde sei) é paga e custa por volta de R$ 180,00 a dose. Vamos torcer para que, em algum dia próximo, ela passe a ser gratuita, já que muitas crianças carentes também têem esse tipo de dermatite. Estaremos torcendo (e muito) por isso (...). Vejam abaixo, um resumo do que é a Imunoterapia Ativada. Para ler o texto todo, acesse o site: http://www.medicinacomplementar.com.br/estrategia_imunoterapia.asp
O QUE É IMUNOTERAPIA ATIVADA?

É o mais eficaz de todos os métodos imunoterápicos já empregados até hoje. Representa uma completa e radical mudança no padrão de tratamento das alergias respiratórias, dermatológicas, gastrointestinais, articulares, do sistema nervoso e, também, da sensibilidade química, tanto inalatória como dermatológica. Esta metodologia pode ser empregada também para o tratamento das alergias alimentares, sobretudo as causadas pelo leite, amendoim, carnes e ovos.
Na Imunoterapia Ativada, são empregados antígenos altamente purificados chamados de imunógenos. São conjugados ao b D Glucana e associados a um ativador. O b D Glucana é uma substância que vem sendo usada desde 1966 como imunoestimulante. O ativador é usado há cerca de 25 anos. Desta maneira é facilitada a apresentação dos ímunógenos às células apresentadoras de antígenos e, conseqüentemente, aos linfócitos T "naïve" (LTN). Assim, atua como potencializador das respostas imunes no sentido de linfócitos T supressor, o que reativa a tolerância imunológica. O uso deste ativador é que deu origem ao nome Imunoterapia Ativada, já que sem ele não há atividade imunizante.
Isto ocorre devido à presença dos imunógenos conjugados ao b D Glucan, através de sofisticadíssima biotecnologia de ponta. Eles serão ativados ao serem injetados e terão uma ação sinérgica com conseqüente potencialização da resposta de tolerância imunológica.
Mesmo com as grandes dose de imunógenos injetada, não poderá ocorrer reação anafilática, devido ao fato dos epítopos antigênicos estarem ocupados pelo b D Glucana. Inocula-se, portanto, alergenos, ou melhor, imunógenos que perderam sua especificidade com a conjugação ao b D Glucana e que passam a atuar como molécula de opsonização em pH ácido. A perda de especificidade é momentânea, voltando a aparecer depois de fagocitado; só então os imunógenos são ativados e começam a atuar.
Explicando melhor, podemos dizer que se esta substância ativadora for injetada em doses absolutamente precisas e em ritmo previamente determinado, juntamente com os grupos de agentes sensibilizantes conjugados ao b D Glucana, haverá a produção de uma resposta celular de tolerância contra os antígenos inoculados. Assim o indivíduo deixa de responder às agressões antigênicas específicas, ficando então assintomático. Isto ocorre rapidamente.
Obtém-se melhora clínica dentro de vinte um a vinte oito dias do início da Imunoterapia Ativada. Isto é grandemente auxiliado pelo adequado controle de ambiente que deverá ser realizado obrigatoriamente, sobretudo, no que diz respeito à forração de colchões e travesseiros. O material a ser utilizado nesta forração precisa ser impermeável, do tipo "napa", sem ziper ou respiradores. Não se deve recomendar o uso de capas prontas, pois estas possuem ziper ou respiradores e por isto permitem a passagem dos alergenos para o lado de fora daqueles objetos. As forrações devem ser feitas sob medida, tanto para colchões como travesseiros. O forro dos travesseiros deve ser uns quatro a seis centímetros maior em cada dimensão. Assim a cabeça repousa melhor sobre o mesmo, não trazendo desconforto.
O uso de medicação sintomática pertinente nas fases iniciais do tratamento logo será reduzida, posteriormente suprimida e mais tarde definitivamente abolida. Além de facilitar o trabalho profissional a ITA permite tratar uma série de outras manifestações clínicas imunológicas e, até mesmo alergias que, anteriormente, não tinham solução, como era o caso das alergias alimentares ao leite de vaca.
A Imunoterapia Ativada diminuiu o volume a ser injetado para apenas um décimo de mililitro ou centímetros cúbicos (0,1ml). O número total de injeções ficou reduzido a apenas nove, que deverão ser aplicadas ao longo de dois anos. Dependendo da evolução do caso é permitido aumentar consideravelmente o intervalo entre as doses, e o tratamento completo pode vir a ser realizado em até três anos. Esta facilidade faz com que qualquer médico possa se valer da Imunoterapia Ativada.
 
ESQUEMA BÁSICO DE TRATAMENTO DA IMUNOTERAPIA ATIVADA "ITA"
Intervalo entre a 1ª e 2ª doses - 7 semanas
Intervalo entre a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª doses - 10, 12 e 14 semanas entre as doses, respectivamente.
Intervalo entre a 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª doses - 16 semanas ou mais entre as doses, que dependendo da evolução podem chegar a até 20, 30 ou 50 semanas.
FINALMENTE A CURA - ALTA MÉDICA
OBs: Este esquema pode ser modificado a critério médico sendo que, o intervalo entre as doses jamais poderá ser inferior a 7 semanas.

25 comentários:

  1. Olá Meu nome é Fabiana gostaria de saber o nome da médica é a Dra Marcia Telles?
    A minha filha tb tem dermatite atopica, gostaria muito de saber o nome da médica em que sua filha faz o tratamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, desculpa a demora em responder, é a dra Márcia Telles sim!
      boa sorte!

      Excluir
  2. Preciso saber se o tratamento com injeções deu certo.Meu filho têm 02 anos e meio e sofre de dermatite desde 0s 4meses. Já tentamos de tudo que possas imaginar, e como você sabe, não há uma noite sequer que ele não coce até sangrar. Por favor me dê um retorno sobre o tratamento e os telefone da clínica.
    Obrigado!
    Daniela Santos
    daniela@queroimoveissc.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniela,
    Que bom vc ter nos encontrado, unidas talvez possamos nos ajudar mais!
    No caso da minha filha, as vacinas aliviaram sim, porém a cura de 80% da dermatite dela se deu quando descobrimos q o vilão era o GLÚTEN!... hoje com 7 anos e meio (ela/nós sofreu dos 2 aos 6 anos) já incluímos o glúten na alimentação dela!! O que posso lhe dizer é q a dieta + a vacina foi ótima. Tente fazer a dieta no seu filho por 15 dias e observe, se for o glúten vc saberá. O site da Dra Márcia é esse: http://www.marciatelles.com.br/site/ ela atende em Moema/SP.
    Mande notícias,Bjs...Rosana

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosana! Tenho uma filha de 3 anos e desde os 4 meses ela sofre com a dermatite atopica. Fomos em varios dermatologistas, alergologistas, pediatras, homeopatas, e nada de minha filha apresentar melhoras. Entao descobrimos uma medica que trata seus pacientes com dermatite e outras alergias com a ITA. Fomos ate ela e comecamos o tratamento em nossa filha em julho deste ano. Tomou a primeira vacina e juntamente com as vacinas veio a dieta; tivemos que tirar o leite de vaca e derivados, trigo e derivados, ovos, encapar colchao e travesseiro, lavar nossas roupas com sabao de coco, ou seja, tivemos uma mudanca radical em nossa casa. Com a primeira dose da vacina observei uma melhora consideravel nela. Mas a partir da segunda, ela deu uma recaida e ficou muito mal. Esta semana eu devo retornar ao consultorio para ser dado a terceira dose. A primeira foi em julho, a segunda em setembro e a terceira agora em novembro. Confesso que estou desanimada em continuar o tratamento e com medo de minha filha piorar mais ainda. Vou acessar o site da dra. Marcia e tirar minhas duvidas. Obrigada por criar esse site, pois trouxe conforto ao meu coracao saber que existem maes que se preocupam em passar suas experiencias para que outras maes sejam ajudadas. Deus abencoe vc e toda sua familia! Bjs! Aleida.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aleida!! É maravilhoso ler textos como o seu! Eu q agradeço por dividir sua história e de sua filha conosco! A minha filha tbm piorou após a segunda vacina, mas como descobrimos o vilão "glúten" e com a dieta ela melhorou 90%..paramos de dar a vacina. Pesquise um alimento por vez para vc ter certeza do q faz mal a ela...a dra Márcia é um amor,fale com ela tbm!
    Mande notícias!
    Abraço, Rosana

    ResponderExcluir
  6. Rosana,
    Meu bebê de 3 meses também vem apresentando inúmeras alergias alimentares, ele mamaapenas leite materno por isso até agora venho excluíndo de minha alimentação leite de vaca e derivados, carne vermelha, glúten, milho, soja e tomate, acho que ovos ainda não deu alergia mas estou pensando em excluir tb... foi muito útil seu post sobre a sua experiência, agora há uma luz para meu nosso problema... Uma pergunta: Sua filha chegou a fazer cocô com traços de sangue? Ela apresentou uma piora no aparelho respiratório quando está intoxicada? Depois de quanto tempo da vacina vc conseguiu introduzir os alimentos outrora rejeitados? A Dra. Marcia cobra quanto por consulta?? Eu sou uma pessoa sem grandes recursos financeiros, será que eu consigo bancar um tratamento com ela para meu filho? Meu e-mail é : heide_sousa@yahoo.com.br. Muito obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Heide S/A!!! Eu q agradeço por seu depoimento, só soma informações ao blog!! Vou responder à vc via email, ok?!
    Abç,
    Rosana

    ResponderExcluir
  8. Qto a parte financeira nao, mas qto as perguntas dela é
    tão importante ler as respostas, poderá assim ajudar bastantes outras mães tensas, como eu.
    Irei começar o tratamento com a ITA na quinta, na esperança de que meu filho melhore, hj ele encontra-se com a imunidade baixa, detectada por exame de sangue. O IGC total está com o valor de 560, qdo pra idade dele o referencial é 47, se nao me engano. Ele, Murillo, hj com 2 anos e 4 meses não apresenta doenças na pele, o grande problema é mesmo a questão da respiração, principalmente ao dormir.
    Depois voltarei pra contar os resultados.

    Michelle Santos
    mxl1000@live.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Michelle, que bom tê-la aqui tbm para trocarmos experiências!!!
    Vou colocar aqui, exatamente o q respondi à nossa amiga, mas claro q não falarei de valores! Quanto a isso, é só entrar em contato com a dra, mesmo pq, não possuo vínculo algum com o trabalho dela! Somente gosto do interesse q ela tem pela cura!
    Segue minha resposta...mande notícias, por favor!!!

    "Que bom ter seu contato, a troca de experiências é fundamental nessa nossa caminhada... a minha filha apresentou a dermatite com dois anos, respondendo sua pergunta: sangue nunca aconteceu..somente na pele, faziam feridas q vazavam e sangravam...uma judiação!!! Problema respiratório ela tinha sim, e até hoje ainda tem um pouco de renite pela manhã (hoje ela tem 7 anos)...conseguimos a quase cura com 6 anos, qdo eu descobri q ela era alérgica ao glúten..após anos tomando xaropes de cortisona :-(
    As vacinas foram ótimas no começo, mas não curavam pq ela continuava comendo glúten...após a dieta, parei com as vacinas!
    Mas ainda acho q alimentação, no nosso caso,tem sido o melhor caminho...faça os testes separadamente pra vc encontrar os verdadeiros vilões.
    Sei como vc deve estar sofrendo, mas se Deus quiser vai encontrar a cura para o seu bebê!"

    Abç
    Rosana

    ResponderExcluir
  10. querida Rosana,
    preciso saber como reintroduziu o gluten na alimentação da adriele?
    e a pele dela já não resseca e coça?
    bjs. gisa

    ResponderExcluir
  11. Olá Rosana,
    pois...o meu filho após 7 meses de dieta SG comeu gluten na escola,e ficou com pele ferida, seca com bolhinhas. então agora ele está novamente de dieta, mas ele odeia, então como vc. conseguiu que a Adriele voltasse a comer gluten sem problemas???
    será por causa da vacina ITA que tomou?
    e como ela reage a dieta normal?
    será q o meu consegue um dia comer de tudo e ficar bem sem a vacina? pois é muito cara pra mim.
    Por favor me responda essas, lhe ficarei grata.

    bjs. Gisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisa!
      Que bom vê-la por aqui!! A Adrielle tomou somente 3 doses da vacina, foi qdo descobri o vilão glúten. Parei com a vacina e fizemos a dieta. Claro q não é fácil, pois td é bem mais caro...mas tem receitas super boas pra fazer em casa (algumas aqui no blog!)..os médicos me falavam q com 7 anos poderia melhorar...após ela completar 7 fui liberando aos poucos. Esse mês ela faz 8 anos e come de TUDO! Graças à Deus!!! Qual idade do seu filho?
      Bjs
      Rosana

      Excluir
  12. Oi Rosana,
    meu filho tem dez anos,
    mas não entendi porque com 7 anos melhorava.
    meu filho está na dieta sg há um ano exatamente, mas com 7 meses de dieta comeu gluten, como disse acima.
    ele quer comer de tudo também.
    como a Adriele reaje ao gluten agora? toma algum remedio?
    Grata pela resposta,
    Gisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisa!
      Então..a Adrielle apresentou a alergia com dois anos e meio, os médicos falavam dos 7 anos por causa da imunidade ser mais estabelecida..e realmente foi. Hoje ela come de tudo e não toma remédio algum. Às vezes coça um pouco na perna, mas não aparecem feridas nem nada. O q causa coceira tbm é o emocional! Qdo ela fica triste, nervosa, etc...fizemos tratamento com psicóloga tbm (apesar da médica nos dizer q ela não tem nada, ela é ansiosa demais pra idade)... procure ver o emocional do seu filho tbm..quem sabe ajuda né...se puder ajudar em mais alguma coisa, vamos nos falando!
      Bjs e boa sorte pra vcs!
      Rosana

      Excluir
  13. Depois de milhões de pesquisas sobre dermatite no rosto, pomada para dermatite, me deparei com o site http://eupaciente.com.br/topic1413.html, o qual falava sobre a vacina BG -ITA seis doses para imunização, uma internauto disse que usou e resolveu o problema dele.

    A pergunta é: tenho dermatite no rosto, principalmente na região T, entre sobrancelhas, cantos do nariz e região do bigode, já utilizei inúmeros medicamentos mas nenhum teve um tempo duradoura de melhora. Agora vendo o site e o seu blog me ascendeu uma luz, Seria possível essa vacina funcionar par meu caso?

    Alguém já fez tratamento com está vacina para dermatite no rosto? melhorou? Caso sim, estou pensando seriamente a procura um Imunologista para receitar esta vacina.
    aguardo respostas.
    Obrigado,

    Júlio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio, acredito q a vacina funcione igualmente pelo organismo todo!
      Tente a dieta do glúten tbm.. depois conta pra gente!
      Abç

      Excluir
  14. Gente preciso de ajuda...meu bb tem DA grave,nao tenho mais condiçoes de comprar cremes,pomadas e etc...se adiantar msm vou pedir ajuda a prefeitura...
    gostaria de saber dobre preço desse tratamento meu email
    sabrinaiza28@hotmail.com
    me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, sei bem o q vc passa..... o tratamento é caro sim, procure na sua região para saber se há ajuda da prefeitura... quem sabe.... mas de qq forma, tente a dieta sem glúten tbm!
      Desejo a cura de coração para seu bb!
      Abç
      Rosana

      Excluir
  15. Oi Rosana,quando o meu filho tinha 3anos descobrimos que ele estava com bronquite alérgica o tempo virava e ele entrava em crise quantas e quantas fomos para o hospital por causa das crise até internado as pressas ele foi,me consultei com vários pneumo e todos me dizia a mesma coisa vc deve fazer um tratamento com alergista por ser uma bronquite alérgica,conversando com o pediatra do meu filho ele me indicou um alergista,então marquei uma consulta fiz todos os enxames que ele pediu e então começamos o tratamento com essa vacina vi resultado na segunda dose,hoje meu filho esta com 5 anos e continua com o tratamento desde a 1 dose não tem mais crise as vezes pega um resfriado mais normal nunca mais corri com ele para o hospital com as crises ele toma a cada 60 dias pago 150 reais

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Meu filho de vinte anos tem dermatite atópica desde os seis meses de idade.
    Períodos de melhoras e outros de pioras, crises muito cronicas e agudas.
    Muito terríveis.
    sofre por demais . e o stresse contribui para crises gravíssimas.
    nunca tive acesso a este tipo de informação(ITA) gostei muito do que li. e vou perguntar aos medicos dele sobre isto.
    moro em Santa Catarina.
    Obrigada pelas informações.
    De tudo já foi feito e não apresenta melhoras. varios alimentos já foram tirados , e isto deixa ele mais irritado pq é bom de garfo rsrsr.
    Att/Noemi

    ps:voltarei com noticias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noemi, aguardo suas notícias! Tente novamente a dieta sem glúten por no mínimo 15 dias, pois é o tempo q o organismo leva para expelir todo o glúten ingerido anteriormente!
      Abç
      Rosana

      Excluir
  17. Hola! Moro na espanha gostaria de saber onde.encontrar o tratamento ita, por aqui! Grato Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel!
      Vamos procurar na net! Te falo o q encontrar! Mas tente a dieta sem glúten enquanto isso ok? 15 dias no mínimo!
      Abç
      Rosana

      Excluir
  18. Em Santa Catarine procurem Dr. Antomar Solano Becker. Muito sucesso usando ITA

    ResponderExcluir