DERMATITE ATÓPIA E ALERGIA INFANTIL

Este blog está aberto para troca de experiências, informações, notícias, e tudo mais que possa ajudar a todas as crianças com qualquer tipo de alergia.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Coisas que ajudavam nas crises

Quero contar pra vcs algumas coisas (dentre taaanntas que nos indicavam) que realmente "aliviavam" a minha filha nas épocas de crise forte da dermatite atópica.
Quando ela ficava muito atacada, a dermatite causava várias erupções na pele dela (principalmente na região atrás da coxa, poupa do bumbum, cotovelos e costas), porém, a parte de trás da coxa sempre foi a pior. Ela coçava tanto (judiação) que vazava uma água e até sangrava. Nas últimas vezes, ela sentia coceira até nos genitais.
Alívio: o que a deixava mais calma e aliviavam as coceiras, era um banho de imersão com maizena. Fazíamos assim: eu colocava uma bacia bem grande no chuveiro, com mais ou menos uma xícara de maizena. Deixava a água morna e a colocava sentada. No começo ela chorava, pois ardia devido as feridas abertas, mas depois, relaxava e até brincava na água. Com um copo de plástico, íamos jogando esse banho do pescoço para baixo. Depois, secava bem de leve (sem esfregar) com uma toalha macia (sem amaciante, aliás, nunca usei amaciante nas roupas dela, somente sabão de côco em pedra).
Pomada: as pomadas passadas pra ela nesses anos todos, funcionavam no começo, depois não surtiam mais tantos efeitos. A que melhor dava resultado era a Betametasona (nome genérico para a Quadriderme). Creme ou gel? - creme para as feridas que vazam, e gel para a coceira.
Hidratante: após vários tbm passados pelos médicos, gostamos muito do Proderm, mas não achei mais. Desde então, usamos o hidratante para bebê com pele sensível, da Jhonson´s...é muito bom! Passo logo após o banho, quando a pele ainda está úmida para absorver melhor.
Reforço, porém, que essas pomadas e hidratantes foram os melhores para ela, mas o melhor é cada um seguir o conselho de seu médico preferido. No nosso caso: ortomolecular.
Bjs e boa sorte à todos!

2 comentários:

  1. Oi Ro!
    Eu tenho alergia ao Thimerosal.
    Este componente é uma substância do antigo Merthiolate e alguns medicamentos ainda possuem em sua formulação.
    Desde criança, onde se passava o Merthiolate em qualquer corte ou arranhão minhas feridas se alastravam de forma horrível.
    Já tive problemas com soro fisiológico para lentes de contato que tinha o Thimerosal e aparentemente uma conjuntivite erroneamente diagnosticada por 1 mês foi o motivo da irritação causada em meus olhos, quando percebi a composição do soro, parei de usá-lo e melhorei o problema em questão de 2-3 dias.
    Em outra ocasião da minha alergia, foi ao furar as orelhas para uso de brincos e o farmacêutico aplicou spray merthiolate e fiquei com uma dermatite horrível nas duas orelhas (inicialmente completamente vermelhas, depois inchadas e com crostas e algumas bolhas pequenas, até secarem).
    Graças a Deus, quando ganhei bebê, não tive qualquer problema durante o parto ou após a cirugia de cesária - porque eu já havia alertado sobre o meu caso de alergia.
    Recentemente no dermatologista, fiz 2 cirurgias para retirada de manchas de nascença e pasme, na composição do anestésico local havia um antibactericida e apareceu a dermatite de contato novamente.
    Para amenizar os problemas de coceira (às vezes) e para não alastrar os meus ferimentos e aliviar a dor local, porque a região afetada fica muito dolorida (pele) eu utilizo pomadas com corticóides e aplicação de amido de milho (maisena) como secativo.
    No meu caso, a alergia é a dermatite de contato por causa do Thimerosal e as feridas tendem a se alastrar numa região maior se eu coçar e não tratar com os cuidado médicos e higiene necessários.
    Mas ainda assim, o processo de cura dura em média de 2 semanas para mais, dependendo da quantidade absorvida pelo organismo do Thimerosal.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Gis...que coisa! Graças à Deus que no nascimento do Enzo tudo correu bem! Obrigada pelas dicas, depois do blog estou descobrindo vários tipos de dermatites e alergias de pessoas próximas! A troca de informações é muito importante para tentarmos ajudar uns aos outros!
    Bjs e obrigada,
    Ro

    ResponderExcluir