DERMATITE ATÓPIA E ALERGIA INFANTIL

Este blog está aberto para troca de experiências, informações, notícias, e tudo mais que possa ajudar a todas as crianças com qualquer tipo de alergia.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dermatite e glúten

Pessoal,
Como muitas pessoas estão me questionando sobre a alergia ao glúten, vou colocar hoje aqui a minha experiência com a Adrielle.
Como já contei antes, minha filha sofre desde os 2 anos com essa terrível dermatite (vejam na "nossa história"). Hoje ela tem 6 anos e somente no começo deste ano (2011) consegui descobrir o verdadeiro vilão da história: o GLÚTEN.
"O glúten é uma proteína amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina. O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos." (texto do wikipédia).
Descobri esse vilão passando as férias de final de ano na minha mãe que mora na Praia Grande-Santos/SP. Ocorreu que a Adrielle estava muito bem da alergia e foi passar uns dias lá. Num sábado eu e meu marido descemos para buscá-la e como ela gosta muito de castanha de cajú, compramos saquinhos que são vendidos nos faróis da Praia Grande. Nessa mesma tarde, ela tomou um iogurte famoso q controla o intestino. Pois bem, fomos todos dormir...porém, eu e a Adrielle dormimos somente as 06:00h da manhã de tanto que ela se coçou a noite inteira..... Como uma luz repentina, pensei: se ela estava super bem e de ontem pra hoje passou mal, foi algo q ela comeu ontem....sendo assim, começamos a pesquisar o q ela tinha comido no dia anterior...e bingo!!!! As únicas coisas diferentes foram: o iogurte e a castanha de cajú. Como na geladeira ainda tinha um resto do dito iogurte, fui ler no rótulo e encontrei: "contém traços de castanha de cajú E glúten".....nesse momento veio outra luz: castanha...glúten....algo em comum para alérgicos. Foi então q fiz uma busca na net, e econtrei esta foto ao lado....é exatamente igual as crises da Adrielle.
Depois disso, cortamos totalmente o glúten da alimentação dela, TUDO q vamos comprar lemos antes (até os líquidos) e descobri muitas receitas sem glúten (http://www.receitassemgluten.hpg.ig.com.br/).
Falem com seus médicos, pesquisem, cortem o glúten da alimentação das suas crianças...quem sabe esse é o vilão da vida de muito anjinho tbm!!!!
Bjs
Rosana

Um comentário: